Comunicação interna

A sua empresa tem uma comunicação interna eficiente?


A comunicação interna acima de tudo deve ser baseada no diálogo. Antes de qualquer coisa as pessoas precisam dialogar cada vez mais sobre a empresa ao invés de discutir, precisa ter interação humana com o objetivo comum de elevar o desempenho da organização.


É muito importante levar em consideração que a comunicação precisa ser clara e objetiva para que não tenha ruídos.


O ruído na comunicação é o fator que mais atrapalha a forma como as pessoas se relacionam, seja por fofocas ou conversas que não ficaram muito claras, ou um recado que não foi passado corretamente.


Em relação a comunicação interna é preciso destacar quais são as informações relevantes, levando em conta que em alguns casos, alguns assuntos pertencem a um setor e nem sempre precisam ser discutidos em outro setor.


Não se deve discutir assuntos do setor B no setor A, porque inicia uma discussão e disparos de opiniões de pessoas que não sabem nada sobre o que foi dito e não ajudarão em nada, em muitos casos os assuntos são restritos àquele setor, mas em pouco tempo a empresa toda pode ficar sabendo.


É preciso entender os itens que são relevantes para cada setor em cada momento.


Outro item importante e que deve-se levar em consideração são os assuntos que são relevantes para toda a organização. Existem informações que podem ser passadas para toda a organização e informações que devem ficar restritas a determinados setores.


Esse índice de relevância precisa ser classificado, para ter uma análise mais aprofundada sobre essas questões.


O ideal é que essa interação seja feita com toda a empresa, a partir do momento que forem identificados os itens e a importância de cada assunto a ser discutido em cada setor.


É importante separar as informações que serão tratadas em cada setor, separar os assuntos que devem ser tratados em cada reunião, a forma como as pessoas interagem, como os setores da empresa conversam entre si, trocam informações, todas essas questões conjuntas fazem a grande diferença.


Assim, você saberá se sua empresa tem uma comunicação interna adequada ou se deve trabalhar um pouco mais essa questão.

Saiba mais

Acesse nosso canal no YouTube e assista ao vídeo sobre Comunicação Interna