Análise da concorrência

Você sabe como analisar a sua concorrência?

Para alguns empresários, a concorrência pode ser prejudicial, pois irá dividir o quantitativo total de clientes, o que afetaria substancialmente o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento. Já para outros, a concorrência é vital para manter a empresa ativa e atenta às mudanças do mercado.


O grande desafio é entender o posicionamento e forma de atuação dos concorrentes para criar estratégias a fim de ajustar a atuação da empresa no mercado, gerando várias ações de inovação e crescimento, tanto interna, quanto externamente.


Neste panorama, deve-se analisar e levar em consideração algumas dicas muito importantes: (1) não copiar tudo o que se vê, pois nem sempre o que dá certo para uma empresa, garantirá bons resultados para outras; (2) avaliar o estágio de maturidade do concorrente, esta avaliação deve analisar quanto tempo em que o concorrente está no mercado, capacidade técnica da equipe, a carteira de clientes, a cadeia de fornecedores, parceiros e a maturidade dos processos implantados; (3) ter uma equipe preparada e capacitada para entender os diferenciais, pontos fortes e fracos de cada concorrente em comparação com os seus produtos e serviços ofertados; (4) ter uma gestão integrada com todos os setores da empresa para facilitar os ajustes e mudanças internas rápidas que o mercado impõe girando na mesma engrenagem.


Por fim, ter um planejamento voltado para a gestão integrada que englobe as atividades de estudo do setor em que atua não pode ser entendido como um privilégio para poucos, além disso o comportamento de compra, as experiências, necessidades e expectativas do cliente devem ser sempre o ponto inicial de todo e qualquer estudo, e a atuação da empresa, independente se há ou não outros concorrentes no mercado.


É necessário investir tempo e utilizar metodologias eficazes para observar o que acontece nos mais diversos cenários da comercialização de produtos ou prestação de serviços e transformar a concorrência em amiga do crescimento empresarial.