Pesquisa de clima organizacional

Faça a pesquisa de clima organizacional do jeito certo


A pesquisa de clima organizacional deve ser realizada na sua empresa, mas deve ser conduzida por alguém capacitado para isso. Independente da periodicidade, independente do momento que você vai escolher, o mais importante é que ela precisa ser feita.


Às vezes o empresário, o gestor, o líder, tem que fazer essa pesquisa, mas parece que existe um receio muito grande.


A pesquisa de clima organizacional é importante e deve ser um processo muito tranquilo, principalmente porque ela vai avaliar, mostrar e evidenciar a relação entre empresa e colaborador.


Não é algo de outro mundo, a empresa precisa de alguma forma abrir esse canal para ouvir as observações dos funcionários, então é necessário fazer essa pesquisa, mas claro, você precisa escolher o melhor momento, precisa entender se a sua equipe está madura o suficiente para o tipo de pergunta que você vai fazer, vários critérios precisam ser analisados, pensados e planejados.


Essa avaliação é uma tentativa de fazer com que a empresa ofereça o melhor para o funcionário para que o funcionário dê seu melhor todos os dias. Não há ou não deveria haver muita coisa errada nessa relação.


A partir do momento em que essa pesquisa é aplicada, com boas perguntas para ter as boas respostas, espera-se que os funcionários também respondam de maneira proativa, não em tom de crítica, de colocar a empresa para baixo, mas sim de propor uma reflexão, pois é onde as necessidades que a equipe tem serão identificadas e a empresa vai analisar e saber se coloca em prática todas as exigências que os funcionários estão fazendo ou não.


Esse momento gera as oportunidades de melhoria, pois é quando as pessoas vão expor o que elas gostariam que a empresa melhorasse, então deve ser um canal muito saudável.


Em algumas situações é perceptível que o funcionário se sente um pouco acuado ou que não quer fazer comentários porque pode ser entendido como uma crítica muito forte, então o funcionário prefere não se expor, por isso deve existir esse canal formal, ou seja, pesquisa de clima organizacional, para que o funcionário possa falar, explicar ou expor isso de maneira muito mais tranquila.


Quando você consegue identificar as necessidades, as oportunidades, se torna possível revisar a política de gestão e a política de gestão de pessoas, identificando o que está e o que não está dando certo.


Vale a pena a reflexão sobre o pacote de benefícios, se está sendo efetivo ou não, para identificar quais são os próximos benefícios que a empresa pode propor, e para ouvir os funcionários que torna o ambiente organizacional saudável.


Vale ressaltar que, quanto mais segurança o funcionário tiver na hora de responder, melhor será a pesquisa, então por isso a pesquisa deve ser sigilosa e anônima.


Em alguns momentos, claro, alguns funcionários se sentem à vontade para escrever e se expor, falar quais são as suas observações, mas é recomendado manter sigilo para que todos se sintam seguros e à vontade quando forem fazer as observações na pesquisa.


Saiba mais


Assista a um vídeo sobre Pesquisa de Clima Organizacional no nosso canal do YouTube


Algumas dicas:


As pesquisas anuais de clima organizacional têm a sua importância, mas as empresas estão começando a fazer pesquisas com períodos menores, às vezes semestrais, trimestrais, para ter uma resposta mais rápida às observações dos funcionários.


Em algumas situações as pesquisas são divididas em pedaços, quando o momento é propício para identificar determinado fenômeno que está acontecendo na empresa e, de repente, em um outro momento é interessante avaliar um outro aspecto, outro fenômeno.


Então você pode dividir a sua pesquisa de clima organizacional em alguns critérios e também em alguns períodos, isso tem dado muito resultado, mas depende muito da sua equipe, da quantidade de funcionários que se tem, da maturidade dos funcionários em relação às perguntas, em alguns casos depende de quanto tempo a equipe está na empresa, porque às vezes tem uma equipe muito jovem, então não vale a pena fazer uma pesquisa tão aprofundada, pois não terão base para responder de forma assertiva.


Tem que ter bastante cuidado com a questão da programação e planejamento. Em alguns casos também quando as pesquisas são longas, extensas, as pessoas acabam respondendo as primeiras perguntas bem, depois vão respondendo mais rápido, sem prestar atenção, por isso é melhor dividir ou fazê-la com uma quantidade menor de perguntas e com assuntos mais específicos para serem melhor discutidos.


Vai depender das necessidades e objetivos enquanto líder, enquanto gestor, do que você quer auferir, do que quer identificar como necessidade da sua equipe.


Analise esses critérios, mas não deixe de aplicar as pesquisas de clima organizacional, não deixe de entrar em contato com seus funcionários para realmente estreitar a relação fazendo a avaliação de maneira mais assertiva.


Baixe agora nosso modelo de Pesquisa de Clima Organizacional e aplique na sua empresa

Acesse nossas redes sociais e canal do YouTube


www.mamoconsultoria.com www.instagram.com/mamoconsultoriawww.facebook.com/mamoconsultoria Canal do YouTube