Planejamento das capacitações

Como planejar as capacitações durante o ano?


As capacitações mantêm os funcionários treinados e alinhados com os objetivos da empresa.


O planejamento das capacitações anual é extremamente importante, principalmente nas etapas de planejamento das ações da sua organização. O ideal é sentar e com calma identificar as necessidades que a sua equipe tem de se capacitar, e elaborar um calendário anual ou periódico de capacitação para fazer com que os funcionários entendam que a sua empresa é preocupada com eles, que a sua empresa é moderna, ativa, que busca o tempo inteiro a melhoria dos processos.


Há alguns itens muito interessantes para auxiliar na elaboração do seu calendário.

O primeiro item é fazer o planejamento das ações. Às vezes as capacitações são feitas e não tem a integração de todas as questões ligadas aos setores da empresa. É importante fazer o planejamento e já fazer uma ação integrada para colocar cada capacitação no momento adequado anual ou periódico, como queira.


O segundo item é pensar na previsão orçamentária, algumas capacitações não têm necessariamente um valor a ser gasto, porque você pode fazer através de uma parceria, incentivo para o funcionário fazer curso online gratuito, porém, em alguns momentos você vai precisar investir, vai precisar parar as pessoas de determinado setor para fazer capacitação e isso pode, sim, precisar de recurso financeiro.


O terceiro item é focar no treinamento técnico, fazer com que as pessoas saibam cada vez mais executar as próprias atividades que fazem no dia a dia. O ideal é ir estruturando as atividades para saber o momento de investir um pouco mais para que as pessoas façam melhor suas atividades.


O quarto item é o engajamento, é fazer com que as pessoas se sintam mais presentes na empresa. A capacitação vai ajudar as pessoas a executarem melhor o trabalho e, consequentemente, vai melhorar a qualidade de vida dos funcionários na execução das atividades diárias, as pessoas vão se sentir cada vez mais vestindo a camisa da empresa a partir do momento em que você investe na capacitação delas.


O quinto item é atualização, faz com que a empresa esteja sempre fazendo ou trazendo inovações através da capacitação, através da identificação de novos processos ou da melhoria dos processos que já estão rodando na empresa.


O sexto item é a forma de mensuração, não só da qualidade da capacitação recebida pelos seus funcionários, mas também de como e quanto os processos da empresa melhoraram através das capacitações que os funcionários estão fazendo.


Dica: prepare um calendário de capacitação dos seus funcionários, sistematize isso na sua empresa que você só tem a ganhar.

Saiba mais

Acesse nosso canal no YouTube e veja nosso vídeo sobre Calendário Anual de Capacitação