Conheça as 10 grandes dicas para alcançar o sucesso

Com estas dicas você vai se dar bem na sua jornada empresarial


Não existe uma fórmula para o sucesso, da qual você irá aplicar e, em poucas manobras, achará o resultado. Mas existem alguns passos que você pode seguir ao longo da sua caminhada que podem contribuir para “chegar lá”.

Confira as dicas:


1. Não seja arrogante

As pessoas precisam aprender sobre ética, sobre honestidade e sobre tratar bem as pessoas. Tem uma frase muito impactante de Marcus Lemon que diz: “grosseria não faz ninguém querer chegar cedo no trabalho”, e é verdade. Aprenda a tratar bem os seus clientes, funcionários e todo o ambiente empresarial com atenção e gentileza.


2. Seus funcionários são prioridade

Entenda uma coisa: a raiz do seu negócio não é o seu investimento, não é o seu tempo aplicado na empresa e não é a brilhante ideia que você teve. A raiz do seu negócio são seus funcionários, sem eles sua empresa não é nada, se um dia eles decidirem não ir trabalhar, sua empresa fecha e, por mais que digam que se um não quer tem 10 na rua querendo, vai te custar mais pegar um novo, treiná-lo e deixá-lo tão bom quanto o anterior.

Então, se você é empresário, cuide de seus funcionários, trate-os bem, cuide deles, se importe, pois eles precisam se sentir acolhidos. Por fim, uma última coisa: encontre os funcionários certos e dê a eles as atividades certas.


3. Saiba o que você domina e o que não domina

Reconheça o seu ponto fraco e não tenha vergonha disso. Tente melhorar o que você puder e que não faz tão bem. Para complementar suas habilidades e competências, busque pessoas que te ajudem nas dificuldades e invista mais tempo no que você é mais forte. Como dizia Bill Gates: “foque no que você é bom e delegue todo o resto”.


4. Aceite a loucura

Se você quer trabalhar com amigos, família ou sócios, aceite a loucura, quando se junta o emocional com o profissional, tem sempre uma faísca a explodir. Então, caso escolha trabalhar numa empresa familiar, tenha em mente que se não souber separar o pessoal do profissional, o declínio da sua empresa pode estar próximo.


5. Aceite a sua vulnerabilidade

A vulnerabilidade abre caminho para nós mesmos. Ela nos leva ao nosso propósito e nos lembra do por quê estamos nessa caminhada. Não tenha medo de mostrar suas fraquezas, mas, sim, tenha coragem de ser vulnerável.


6. Seja autêntico

Seja original nas suas ideias e atitudes. Não queira ser uma coisa que você não é, viva sua história, viva a história da sua empresa, não uma história que você queria que fosse real.


7. Seja transparente

A transparência é diferente da vulnerabilidade. Esteja aberto para o seu negócio. A transparência é não esconder dados ou informações sobre seus investidores, de seus clientes e de seus consultores. Seja verdadeiro.


8. Siga o processo

As empresas têm se perdido em meio aos processos. Acham que por que não estão indo bem, mudam isso ou aquilo. Muitas das vezes não esperam o tempo adequado até o resultado vir. Então, essa lição vai para os empresários que são impacientes: sejam fieis aos processos.


9. Façam as contas

Um estudo mostrou que cerca de 80% das empresas fecham depois de completar dois anos e, em alguns casos, por que não souberem fazer as contas. As contas de investimentos, as contas de retornos e acabam caindo em endividamentos. Então, aprenda a ler a contabilidade do seu negócio, veja e reveja os números.


10. Pare de dar desculpa, e comece a trabalhar

Não seja uma pessoa que só reclama. Não fique apenas na ideia, ponha a mão na massa. Não seja um gestor fantasma, que aparece de mês em mês na sua empresa. Se você fizer isso, sua empresa não durará, seus funcionários começarão a fazer o que quiserem.