Planilha de Cotação de preço

Sua empresa está fazendo a cotação de preço de maneira eficiente?


A cotação de preço ajuda a estar a par de toda a situação de compra da empresa. É interessante que sua empresa tenha essa ferramenta, que adicione ao pedido de compra todas as informações necessárias, que tenha uma negociação saudável entre empresa e fornecedor e, acima de tudo, que ambas as partes tenham as informações importantes para fechar o negócio.


Essa ferramenta auxilia também na escolha do melhor fornecedor. Existem três fatores para uma boa escolha: a qualidade, o preço e o prazo.


A qualidade é algo muito importante. Às vezes queremos escolher o mais barato e nem sempre o mais barato se mostra melhor na hora do processo de produção, dos serviços, priorizar preço à qualidade pode ser algo muito prejudicial para sua empresa e você pode acabar gastando mais porque comprou produtos ruins.


Existem casos também que um fornecedor pode ter uma ótima qualidade, porém não se encaixa no seu processo de produção e isso acaba fazendo com que sua empresa gaste mais.


O prazo está diretamente ligado ao preço, ao prazo de pagamento e ao prazo de entrega.

Saiba mais

Acesse o nosso canal e veja nosso vídeo sobre Cotação de Preço

É sabido que alguns fornecedores conseguem entregar um produto de maneira mais rápida, isso faz com que seja possível ajustar o estoque e fazer outra atividade de modo mais eficiente. Outros determinam um prazo muito longo e isso pode atrapalhar a capacidade produtiva da empresa.


O empresário precisa ter bastante atenção na questão de prazo de entrega, pois junto a esse fator está ligado o prazo de pagamento.


Em alguns casos o prazo de pagamento é melhor do que o desconto, porque normalmente os descontos são à vista e a empresa pode não ter o dinheiro, então seria melhor optar por um fornecedor com o prazo de pagamento maior, esse é um fator extremamente importante para uma cotação de preço eficiente, por isso é interessante ter uma planilha de cotação, assim é possível ter uma gestão integrada das compras que vai executar, analisar os fornecedores de uma forma integrada, avaliando qualidade, preço e prazo.


Isso faz com que na hora da compra se tenha um melhor custo-benefício em relação aos produtos necessários para executar as atividades.


O custo-benefício está ligado ao ganha-ganha, não adianta espremer seu fornecedor, forçá-lo a te dar o melhor preço, sendo que você também não procura ter uma relação amigável com o mesmo.


Procure sempre ter uma relação melhor com seu fornecedor e consequentemente terá um custo-benefício melhor.