Descrição de cargos

Por que ter uma descrição de cargos na empresa?


Descrição de cargos é um documento muito importante para a organização. É um dos principais documentos quando se fala em organização de processos, em organização empresarial.


Neste documento deve conter o detalhamento de todas as atividades que os funcionários precisam executar.

Veja nosso modelo de Descrição de Cargos

Não se deve cobrar nada do funcionário se antes não foi explicado como é que faz determinada atividade.


Em algumas situações os empresários até reclamam dos funcionários porque não fizeram isso ou aquilo, ou deixaram alguma tarefa incompleta, mas a pergunta é: Tem em algum documento formal que essa atividade era para ser feita? Se não tem, não deve cobrar.


Com esse documento o funcionário irá entender o que deve fazer, quais são os principais objetivos do cargo dele, o que ele tem enquanto entrega.


Além do detalhamento das atividades, deve conter também o detalhamento das funções, ou seja, quais são as funções exercidas. Às vezes, pode ser que um determinado setor tenha algumas atividades relativamente diferentes, principalmente em empresa pequena que o mesmo funcionário precisa fazer várias atividades e desenvolver várias funções, em alguns casos é necessário, pois a empresa está começando, está crescendo, se desenvolvendo, então acontece, sim, o acúmulo de atividades, mesmo assim tudo precisa estar na descrição de cargos.


Com esse documento muito bem escrito, muito bem estruturado, é possível ter o alinhamento de expectativas, ou seja, a empresa explica para o funcionário o que precisa ser executado, o que o funcionário precisa fazer.


É nesse documento que a empresa mostra quais são as exigências necessárias para determinada atividade, então o funcionário vai refletir sobre essas questões e dizer se tem o perfil ou não.


Chega o momento que esse alinhamento de expectativas é necessário, precisa de uma organização em relação ao que a empresa vai cobrar, o que a empresa está exigindo e o que o funcionário tem como referência quais as atividades precisa entregar.


Em alguns casos, as empresas não possuíam descrição de cargos e quando começaram a fazer, entenderam as especificidades de cada cargo, perceberam que alguns funcionários não tinham o perfil ideal ou não tinham as habilidades muito bem desenvolvidas para exercer a função.


Com a descrição de cargos é possível identificar quais são os gaps, quais são as faltas, o que precisa para desenvolver o funcionário, até mesmo para mudá-lo de função, de atividade, porque de repente aquele cargo, aquela função, não é compatível com o que o funcionário pode desenvolver, essa relação é muito interessante.


Pode ser também que o próprio funcionário fale que não está confortável em exercer determinada atividade, assim, a empresa pode se reorganizar, fazer uma readequação em relação a esse funcionário.


Em relação ao conteúdo dessa descrição, deve conter o nome do cargo, as relações e interações que a função tem com outras funções dentro da organização, por exemplo, se for analista financeiro se relaciona com o diretor financeiro, com setor de faturamento, é interessante porque dá uma análise global da empresa para tentar identificar todas as relações que determinado cargo tem.


Deve conter também as qualificações profissionais, como cursos específicos, os requisitos que é algo que realmente precisa, se não tiver escolaridade, formação, não vai poder assumir o cargo.


Muito importante também olhar as especificidades do código regulamentador das atividades, se necessita de algum registro, perfil comportamental, que nada mais é do que o perfil ideal para determinada atividade, qual é a habilidade específica para exercer a atividade do cargo, detalhamento de todas as atribuições, tudo que o funcionário vai fazer de acordo com as legislações, com toda as análises necessárias feitas, precisa ter todas as atividades listadas, com todas as responsabilidades do funcionário.


Esse documento serve de parâmetro para vários itens. Um exemplo claro é que com a descrição de cargos bem organizada, você consegue fazer um processo seletivo mais assertivo porque a empresa está dizendo exatamente o que é necessário para exercer aquela atividade, também é possível fazer uma avaliação de desempenho otimizada, mais direcionada, de acordo com o que é exigido pelo cargo, alinhando as exigências que o funcionário precisa entregar enquanto análise de desempenho.


É necessário que esse documento seja revisado periodicamente pela organização, integrado a outras ações e outros documentos na empresa.

Quer saber mais?


Veja nosso vídeo no YouTube sobre Descrição de Cargos