Terceirização

E quando a solução é terceirizar?


#terceirização #gestãointegrada #gestãoempresarial #gestão


A terceirização é uma tendência e, ainda, apresenta muitas dúvidas e questionamentos sobre se é melhor manter as atividades feitas por funcionários contratados ou se é mais eficaz investir em empresas hiperespecializadas.


Neste contexto, podemos ter a terceirização pontual, na qual os prestadores de serviço atuam de forma periódica para trabalhar em tempos determinados e específicos, e a terceirização permanente para atividades contínuas dentro das empresas.

Precisando de gestão integrada na sua empresa?
Solicite um diagnóstico gratuito

Independente da forma, há muita discussão sobre este assunto, pois a legislação trabalhista tem avançado para ampliar as possibilidades de terceirização, mas precisamos tomar o devido cuidado para não enfraquecer os direitos e deveres dos trabalhadores.


Alguns setores internos que não estão intimamente ligados com a atividade fim, mas que são essenciais para o funcionamento de algumas empresas, como por exemplo a manutenção, limpeza e conservação, contabilidade, são exemplos clássicos nos quais a terceirização já é uma grande realidade, com grandes cases de sucesso.


Para as empresas que pensam em terceirizar alguma atividade, o desafio nesta seara é a escolha e a priorização dos mais diferentes critérios para a contratação dos prestadores de serviço terceirizados.

Confira algumas dicas para a solução da terceirização

Como parte das considerações iniciais, os gestores precisam levar em conta: qual é o melhor momento para esta contratação, quais setores e quais atividades podem ser terceirizados sem prejuízo algum para ambas as empresas, análise de custos, indicadores de qualidade, passo a passo para implantação e cláusulas contratuais.


Para que a terceirização realmente dê certo, além desses fatores citados acima, a empresa precisa de uma gestão integrada com o objetivo de analisar e associar o que pretende terceirizar com todas as outras atividades que já são realizadas pelos colaboradores, sejam atividades fins ou não.