Ciclo de vida dos produtos

Entenda o ciclo de vida dos seus produtos


O ciclo de vida dos produtos é entendido a partir das fases de vendas. É importante entender como um todo, pois o produto passa por fases muito bem definidas.


A primeira fase é da introdução do produto no mercado. Existem diversas estratégias para fazer com que o produto ou serviço tenha uma aceitação. As pessoas precisam entender a proposta, o significado, então existe um esforço muito grande em relação a divulgação para que as pessoas o conheçam e passem a comprá-lo.


A segunda fase é do crescimento. Normalmente há um crescimento rápido, uma grande quantidade de pessoas começam a valorizar de forma significativa, então o produto vai se desenvolvendo, vai entrando no mercado de uma forma mais incisiva, passando a explicar um pouco mais os benefícios que aquele produto vai proporcionar à longo prazo de acordo com suas vendas.


A terceira fase é da maturidade, ou seja, todo mundo já entendeu que é um ótimo produto e quer comprar por ser uma referência no mercado.


E, por fim, o declínio, que pode acontecer por vários motivos, às vezes por uma tecnologia nova no mercado, o produto começa a perder seu espaço, também pela questão de produção, quando o insumo fica cada vez mais escasso, então a produção diminui.


Em alguns casos, entre a fase de maturidade e declínio, o gestor fica meio cego, por estar tendo uma boa lucratividade e faturamento, então deixa de fazer ajustes no produto para que ele continue nesse período de maturidade. Devido a falta de análise, pesquisa e desenvolvimento que a empresa deveria ter, o produto entra em declínio até antes mesmo do programado.


O gestor deve entender as fases dos produtos, o momento certo e o esforço de venda que precisa ser feito para que consiga obter o máximo de faturamento e lucratividade em relação a esse produto ou serviço que está lançando no mercado.

Saiba mais

Acesse o nosso canal no YouTube e veja nosso vídeo sobre Ciclo de Vida dos Produtos