Gestão da Qualidade: Confira o bate-papo que tivemos na empresa Pointer

#gestãodaqualidade #gestãointegrada #indicadoresdedesempenho #


A seguir, você pode conferir um rápido bate-papo que fizemos com Mariana Florêncio, profissional responsável pela Gestão da Qualidade na empresa Pointer Revestimentos Cerâmicos, uma marca do Portobello Grupo. Nessa pequena entrevista foi discutido a importância da implementação de indicadores e da forma como controlar as ações da empresa, bem como dicas de ações e boas leituras para quem gosta desse tema ou já trabalha nessa área. Confira:


MAMO CONSULTORIA: Mariana, por favor, nos explica qual é a importância da gestão da qualidade e como é a sua atuação na empresa de cerâmicas Pointer.

MARIANA FLORÊNCIO: Falar de gestão da qualidade é falar sobre melhoria contínua, que faz parte das empresas do grupo. Eu atuo aqui na Pointer há quatro anos e estou nesse processo de desenvolvimento de melhoria contínua dos processos organizacionais e na criação de novos processos. Já desenvolvi, junto com a empresa, o sistema de Gestão da Qualidade e, hoje, a gente trabalha para melhorar e mapear os todos os nossos processos, tais como desenvolver pessoas e capacitá-las para ter uma melhoria significativa dentro dos nossos processos. Trabalhar com a gestão da qualidade é fantástico.



MAMO CONSULTORIA: Como é que é a sua atuação em relação ao engajamento das pessoas para a gestão da qualidade?

MARIANA FLORÊNCIO: A gente faz um processo bem delicado de treinamento. Temos duas vertentes: a gente faz os treinamentos em grupo e, se percebemos que tal treinamento não foi eficaz, partimos para os treinamentos individuais, mas estamos sempre buscando o aperfeiçoamento em relação a isso, em conversar individualmente, ensinar e explicar. Capacitar os nossos funcionários é sempre um bom desafio. Todos os dias estamos tentando medir os nossos processos para identificar os gargalos e atuar sobre eles.



MAMO CONSULTORIA: Quais são as dicas que você poderia dar para a gente em relação à implantação do Plano de Comércio e de como é que a gente faz para começar uma boa gestão da qualidade dentro da nossa empresa?

MARIANA FLORÊNCIO: Minha primeira dica é estudar, e estudar muito, pois tem bons autores nessa área. Quando eu comecei na gestão da qualidade, estudei muito as teorias de Vicente Falconi. O segundo passo é planejar. Planejar cada etapa que você vai executar, montar um bom plano de ação e, acima de tudo, seguir aquele plano, cumpri-lo rigorosamente todos os prazos e entender suas demandas. Aí, sim, tudo dará certo no final.


Confira o vídeo completo do bate-papo