Gestão integrada - Processos e pessoas

Como a gestão integrada nos processos e pessoas deve funcionar?


As empresas têm dificuldade em fazer com que todos os setores funcionem bem.


Às vezes o financeiro vai muito bem, mas seu processo não ajuda o processo do marketing e vice-versa.


Em alguns casos, a empresa tem seu processo de divulgação maravilhoso só que não vende bem, porque falta um treinamento de vendas.


Por isso se faz necessário falar sobre gestão integrada, é preciso incorporar todas as questões juntas para fazer com que a empresa prospere, tenha lucratividade, rentabilidade e avance durante as gerações.


Se seus processos não estão indo bem e sua empresa está desorganizada, talvez você esteja focando somente nos processos e esquecendo de analisar todo o resto. Em alguns casos, para tentar ajustar os processos, as empresas focam no fluxograma pensando que todos vão obedecer o fluxo e os problemas vão se resolver, mas não é por aí.


O fluxograma é um item da gestão integrada, onde acontece o mapeamento dos processos, então precisa deixar tudo bem organizado, as informações contidas nas caixinhas e nas setinhas devem ser analisadas. Para chegar nesse quesito, várias outras questões precisam ser evidenciadas, revisadas e até mesmo criadas.


Como exemplo, temos o código de conduta, que tem todos os direitos e deveres dos funcionários, se nele tem escrito que um processo deve começar às 8 horas, é necessário que os funcionários cheguem às 8 horas. Mas o funcionário está atrasando, como resolver esse problema? É interessante que tenha o código de conduta em mãos e mostre onde está escrito o horário de chegada e saída. Também não adianta só cobrar do funcionário, tem que dizer de que forma você evidenciou esse fato.


Outro item importante é a identidade organizacional, que nada mais é do que a missão, a visão, os valores e o propósito. Um processo não é só um processo. O processo tem que ter objetivos específicos na organização, o próprio processo precisa ter uma razão de existir.


Às vezes o que acontece é que as empresas põe a execução de um processo para funcionar, mas não explica que aquele processo é peça fundamental para que alcance a missão, a visão, e entender que aquele processo está extremamente atrelado aos valores


Então, é preciso tocar o coração das pessoas na hora de executar as atividades, as pessoas precisam encontrar significado nos processos que elas executam. É claro que muitas dessas informações estão no código de conduta, que também precisa se interligar com missão, visão e valores, que nada mais é do a gestão integrada.


Para que o processo seja bem organizado é necessário ter uma descrição de cargos muito bem detalhada, com os cuidados em relação a quais são as atribuições referentes àquele cargo. Para isso, é preciso mostrar quais são as atividades daquele funcionário, para que ele possa simplificar um pouco mais o processo, sabendo que para exercer aquela função terá uma série de atribuições e que as exigências já estão inteiramente ligadas ao próprio cargo que ele exerce.


E mais uma vez estaremos interligando outros documentos, outras áreas da empresa.


Para que os processos e o fluxograma funcionem bem, é preciso ter uma avaliação de desempenho. Normalmente, para que tudo saia conforme esperado, é preciso ter o processo bem definido, ter a pessoa que executa, ter todos os recursos, saber como vai executar, mas essencialmente precisa ter alguém para avaliar o processo, para dar o feedback, para rodar o ciclo PDCA e trazer melhorias, senão daqui a alguns anos o processo estará sendo feito do mesmo jeito, sem significado, sem avaliação, sem analisar o desempenho.


Tudo isso deve estar muito bem encaixado à avaliação de desempenho, não só para o processo, mas para a pessoa que o executa também. Afinal, não é só pensar nos processos, mas também nas pessoas que os executam.


Para as pessoas terem a total consciência do que precisa ser analisado e executado, para alcançar o propósito, entender o porquê que a empresa existe, para entender o porquê que aquele processo existe, tem que estar tudo descrito no código de conduta, na identidade organizacional.


Tecnicamente falando, o processo precisa estar interligado à descrição de cargos, ou seja, todos os cargos estão definidos, todas as atribuições estão definidas, então sim, é uma obrigação realizar as atividades na melhor forma possível, porque depois vai ter uma avaliação de desempenho para tentar identificar de que forma determinado processo pode ser melhorado, de que forma a pessoa está executando aquele processo.


A gestão integrada funciona muito bem, mas tem que ter um líder que toque corretamente os processos, que explique qual é propósito da organização, qual é o significado que determinado processo tem em relação às atividades que o funcionário faz.


Porque às vezes sem uma liderança muito atuante, infelizmente os processos se perdem e as pessoas acabam não fazendo as coisas como deveriam, com isso os clientes e as demais pessoas podem analisar a empresa como se tivesse bagunçada, mas o que realmente falta é uma liderança forte, para que tudo seja gerenciado, executado de forma integrada e harmônica em todas as áreas da organização.


Gestão integrada é a solução para todas as empresas, é a forma de garantir que a empresa funcione corretamente.

Saiba mais

Acesse o nosso canal no YouTube e veja nosso vídeo sobre Gestão Integrada: Processos e Pessoas