Matriz RFV

Gerencie a sua carteira de clientes com a Matriz RFV


A matriz RFV faz com que a gestão da carteira de clientes seja mais funcional, mais rápida, de forma que você consiga bater o olho e classificar melhor seus clientes, faz com que todas as suas atividades de marketing de relacionamento com o cliente, toda a sua estrutura de CRM seja melhor organizada e otimizada.


Auxilia no relacionamento com o cliente, toda a cadeia de ações que você traça no atendimento e relacionamento com o cliente pode ser orientada por essa matriz. É possível identificar novas demandas a partir dessa análise, a partir do comportamento dos seus clientes.


Três itens aparecem nessa matriz, eles estão relacionados com as letras R-F-V.


O primeiro é o "R" que significa recência, ou seja, classificar os clientes, identificar quão recente foi a última compra do mesmo. Isso é importante para saber se o cliente contratou seu serviço, se comprou o seu produto, se faz muito tempo ou pouco tempo, e assim é possível identificar quão próximo ele está da empresa em relação ao tempo que fez a última contratação ou que fez a última compra.

Saiba mais

Acesse nosso canal no YouTube e veja nosso vídeo sobre Matriz RFV

O segundo é o "F" que significa frequência, você precisa classificar a frequência que seus clientes compram seus produtos ou contratam seus serviços, é importante saber quão próximo seu cliente está em relação a quantas vezes ele comprou em um determinado período. Pode fazer a análise semanal, mensal, quinzenal, semestral ou anual, vai de empresa para empresa, setor, segmento, produto ou serviço.


O terceiro, por fim, é o "V" que é o valor, quanto seu cliente está gastando na sua loja, quanto seu cliente está gastando na contratação dos seus serviços, quanto seu cliente está disposto a pagar pelos produtos e serviços que estão sendo comercializados. É importante identificar essa análise em relação ao comportamento e potencial de compra do seu cliente relacionado a questões financeiras.


Esses três itens devem ser analisados em conjunto, e assim, mais uma vez, estará sendo aplicado o conceito de gestão integrada.


Quando você consegue identificar e classificar bem esses itens, quando consegue criar um ranking dos melhores clientes, você consegue melhorar o relacionamento com o cliente e identificar novas demandas que pode oferecer, e também ter novas ideias para novas abordagens, e novas formas de alcançar e manter seu cliente na carteira.