Gestão integrada - Vendas

Melhore os resultados com a gestão integrada - vendas


A gestão integrada é a solução para a sua empresa vender mais e melhor.


Na gestão integrada de vendas, as pessoas querem muito melhorar o atendimento ou aumentar as vendas.


Normalmente, a grande solução que todo mundo encontra no primeiro momento é a divulgação, mas estratégia de vendas não é só divulgar, a gestão integrada é o que pode fazer a grande diferença na empresa.


Precisa executar, sim, a divulgação, pois a cada venda que você não fez, existe um cliente reclamando da oferta que não recebeu. Ou seja, às vezes por não ter divulgado, por não ter falado que executa determinado serviço ou que vende determinado produto, você deixa de vender.


Divulgar é uma estratégia importante para ser desenvolvida, mas não é a única. Também não adianta divulgar muito e quando chegar clientes na loja, seu estoque está atrapalhado e a única alternativa é soltar o “Tem, mas está em falta”. Imagina, você faz a divulgação, gasta dinheiro para isso, chega cliente na sua loja e não tem estoque suficiente para atender às necessidades dos mesmos.


A gestão integrada diz que sim, tem que divulgar, mas também precisa gerenciar bem o seu estoque, precisa fazer com que seu estoque seja compatível com as suas vendas.


Não é para comprar exageradamente, pois estoque parado é dinheiro parado. Mas é importante manter seu estoque compatível com a sazonalidade, a todo processo ligado a como os clientes compram de você, ao comportamento de compra dos seus clientes. Seu estoque precisa estar alinhado com as datas comemorativas, você precisa aproveitá-las para divulgação, mas precisa também ter um estoque de segurança para que consiga vender mais e vender bem.


Para vender melhor é necessário organizar bem o seu estoque. Para organizar bem o seu estoque, é preciso, acima de tudo, comprar melhor também, precisa melhorar a forma como você compra, precisa estar mais atento aos números, precisa estar atento as demandas de mercado, a sazonalidade, ao fluxo de divulgação.


Compras é outro item que precisa de atenção para vender mais e melhor. Se você quer vender mais, se quer vender melhor, cuide da divulgação, do estoque e das compras também.


Outro item é a precificação, precisa vender mais e melhor, mas às vezes não é só isso que vai fazer com que entre dinheiro no seu bolso, é necessário analisar algumas questões, como quanto de dinheiro está entrando no caixa, ou seja, o faturamento, e analisar também quanto de dinheiro está entrando no bolso, que é a análise da lucratividade.


Tem que identificar que o aumento de vendas pode melhorar seu fluxo de caixa, pode ter mais dinheiro entrando, mas não necessariamente mais dinheiro no seu bolso, então faturamento e lucratividade são coisas diferentes que precisam ser analisadas individualmente dentro da sua precificação.


Não adianta divulgar e só divulgar, porque se tiver muito cliente na loja pode ter problema de estoque, como não ter produto, ou problema de compra, como por exemplo, o produto não chegar na data. Você divulga demais e erra a precificação, acaba não colocando tanto dinheiro no bolso como queria ou esperava.


Precisa identificar também o custo unitário, pois se você não entende seu custo, você não entende seu preço. Se você não organiza seu preço baseado no seu custo, você deixa de aproveitar fatias de mercado que você poderia atender.


O preço é, na maioria das vezes, determinado por dois grandes itens, aquele custo que se tem para poder ter determinado produto à disposição dos seus clientes e, claro, a análise de mercado.


Às vezes tem um mercado que não aceita o valor de determinado produto, às vezes o produto é muito caro para aquela região, para aquele nicho, e é aí que deve rever a proposta. Você pode conseguir melhorar a sua lucratividade revisando apenas os seus custos, sem necessariamente mexer no seu preço.


Mais um item interessante é o pós venda, não adianta nada você divulgar, vender e depois não fazer um pós venda. Diversas pesquisas do mundo inteiro mostram que é muito mais barato vender para um cliente que já comprou de você do que adquirir novos clientes. Você precisa analisar como um todo aquilo que você faz na organização.


Há também o script de atendimento que vem do próprio treinamento de vendas, precisa estar totalmente preparado enquanto equipe para atender os clientes.


Em alguns casos, acontece de perder clientes porque um cliente naquele momento foi mal atendido e saiu falando mal de você, da sua empresa, então não adianta ter tudo e o treinamento não estar em dia.


Se você não tem um script de atendimento, o cliente vai chegar na sua loja e você não vai estar preparado para atendê-lo devidamente, simplesmente porque você não fez o treinamento.


Então, vendas não é só divulgação, não é só atendimento, não é só comprar e vender, comercializar, vendas precisa ser um tema integrado com toda a organização, com vários processos acontecendo ao mesmo tempo.


Além desses, ainda há vários itens que poderiam ser comentados, como exemplo: a questão de comissionamento da sua equipe, o quanto abrangente você está sendo nos canais de comunicação com seu cliente, entre outros.


Não entenda vendas apenas como um ou dois itens, entenda como algo integrado e que precisa fazer com que todos esses processos caminhem muito bem em toda a organização.

Saiba mais

Acesse o nosso canal no YouTube e veja nosso vídeo sobre Gestão Integrada - Vendas