Planejamento de férias

Para não ter dificuldades e para que a sua empresa não pare, planeje as férias dos seus colaboradores


O planejamento de férias é a organização das ausências dos seus funcionários, é o planejamento de como tudo vai acontecer durante o ano, de quem é que vai tirar férias em cada período, para a empresa não parar com a ausência desses funcionários.


Em alguns casos vai precisar realocar pessoas para fazer as atividades de quem está de férias, seja de outro ou do mesmo setor. Assim será possível melhorar a gestão dos processos, para que ao planejar bem as férias, comece a estruturar como esses processos serão passados para as pessoas que irão assumir as atividades diferentes das suas de rotina porque o funcionário está se ausentando.


A gestão dos processos ajuda muito no planejamento das férias e ajuda a empresa a não parar. É preciso fazer a gestão do tempo, organizando o tempo que será necessário para a pessoa aprender o processo novo, o tempo que a resposta para o cliente vai ser dada, que talvez possa atrasar um pouco até que a pessoa que vai substituir pegue o jeito de entender e fazer as atividades.

Saiba mais

Acesso nosso canal no YouTube e veja nosso vídeo sobre Planejamento de férias

Auxilia na elaboração da previsão orçamentária, conseguindo identificar em quais momentos terá picos de custos relacionados a gestão de pessoas, direcionado para essa rubrica.


Sabendo em qual mês o funcionário vai tirar férias, fica mais fácil identificar em que momento a empresa terá um custo maior.


Quando tem um bom planejamento de férias a empresa se organiza muito melhor, mas é necessário ter respeito às pessoas em relação a sua organização pessoal, pois eles também precisam se organizar, seja para viajar, para fazer procedimentos de saúde ou qualquer outro procedimento.


É importante que esse alinhamento dos objetivos pessoais com os objetivos da empresa seja muito bem estruturado.


É interessante realizar no começo do ano, quando faz o planejamento anual, o planejamento estratégico, estabelece as metas, já organiza também a questão do planejamento de férias para que todos saibam suas datas e possam elencar todas as atividades para a empresa não parar.


Às vezes, algumas empresas não dão férias aos funcionários, acabam se atropelando nas atividades da empresa, nas atividades operacionais, e os funcionários ficam com as férias vencendo por causa da falta de planejamento, pela falta de organização.


Por isso, se faz necessário ter esse planejamento, para organizar a empresa e a vida dos funcionários em relação a esse período de ausência.