KPIs: Indicador-chave de desempenho

Quais são os KPIs da sua empresa?

Antes de nos aprofundar no assunto, é preciso entender o que são indicadores de desempenho, cujo o termo em inglês é Key Performance Indicator (KPI), que significa indicador-chave de desempenho. São ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho de uma organização ou determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem estão os processos dessa empresa, fazendo com que os seus objetivos sejam alcançados.

Saiba o que é Gestão Integrada no nosso canal

Essa ferramenta é de grande valia, pois permite que o gestor de uma organização comunique aos seus liderados o quão eficiente é um processo e como está o seu desempenho ao longo de um período determinado. Medir é importante para que se entenda o que está acontecendo na gestão, quais as mudanças devem ser feitas e quais foram os impactos das mudanças já realizadas. Para melhorar, é preciso medir e, atualmente, existem diversos indicadores diferentes.


Cada indicador deverá ter uma meta diretamente relacionada com o Planejamento Anual ou outro valor que represente uma expectativa ou desafio para o responsável e/ou a sua equipe atingirem em um determinado tempo. É possível analisar a aplicação em algumas áreas empresariais. Na área de vendas, o ponto de partida para a análise de desempenho é entender quais são as metas do seu negócio. Ticket Médio, Taxa de Conversão, Velocidade de Venda, Quantidade de Clientes Perdidos, Satisfação dos Vendedores, são alguns exemplos de indicadores que abrem espaço para o gestor identificar como cada campanha de marketing conseguiu atingir o seu objetivo.


Gestão empresarial na prática


Já na logística, por exemplo, ele dá as bases para o negócio identificar rotas mais eficazes e a origem de desperdício de recursos. Vale lembrar que os indicadores variam para cada organização, já que precisam estar de acordo com a estratégia adotada. Para algumas empresas, por exemplo, um indicador importante pode ser o tempo de entrega de um produto, enquanto para outras pode ser o custo ou a qualidade.


Mensurar é necessário, pois não se aprimora, nem se controla o que não se mede. Precisamos sempre ter indicadores para entendermos onde estamos, onde desejamos chegar e o que precisamos fazer para chegar ao estágio desejado. E, para que tudo isso funcione bem, precisamos ter em mente a capacidade da realização e acompanhamento dos processos com uma gestão integrada que possibilite o crescimento empresarial.


Baixe um infográfico gratuitamente sobre Indicadores de desempenho