Termo de entrega e recebimento

Registre as ações de entrega e recebimento na sua empresa


Em algumas empresas, quando há o uso constante, essa ferramenta aparece como um caderno de protocolo, sendo usado nos casos em que há mudança de responsabilidade de uma pessoa para outra, sobre determinado material, documento ou equipamento.


Vale a pena, sim, permanecer utilizando esse caderno de protocolo, porém, para casos mais detalhados nem sempre será possível adicionar todas as informações necessárias.


Quando há mudança de responsabilidade, por exemplo, é necessário registrar a ação, por isso é importante ter esse termo de uma pessoa entregando para a outra, ou de recebimento, depende da nomenclatura que prefere usar na empresa.


Quando é utilizado para uniformes, EPI’s, materiais e equipamentos, precisa de um detalhamento um pouco mais aprofundado, pois precisa garantir de onde está saindo, para onde está indo, quem está recebendo.


No termo de entrega de uniformes, por exemplo, deve conter a quantidade, de que forma serão usados, a pessoa que está entregando precisa informar que em alguns casos os acessórios que serão utilizados fazem parte do uniforme, então não é só fazer a entrega, é explicar o que é e a forma de utilização, explicar o conjunto.


Dependendo da atividade que o funcionário desenvolve, alguns cuidados pessoais também fazem parte desse termo, como barba, unhas, cabelos, por isso, às vezes, os termos precisam ser mais detalhados.


Algumas empresas cobram do funcionário quando há avaria no uniforme devido a maus tratos, então é possível cobrar ao funcionário de acordo com a política da empresa, com as normas regulamentadoras da CLT.

Clique no link para ver nosso modelo de Termo de Entrega de Uniforme

É fundamental que o funcionário entenda a importância dos EPI’s como parte do uniforme, pois no momento da entrega, tudo deve ser explicado para que a pessoa tenha e entenda as informações necessárias, e esteja ciente na hora da assinatura.


Com relação aos materiais, que podem ser insumos, transferência de um lugar para outro, dependendo da situação é importante que tenha um detalhamento específico, assim como os equipamentos, às vezes um equipamento sai de um setor e vai para outro, sai de uma filial e vai para outra.


Em alguns casos é preciso fazer registros tributários, cálculos tributários de uma mercadoria, de um lugar para outro.


Então, para que tenha segurança jurídica de quem está passando e de quem está recebendo, seja um material, documento, equipamento, é necessário que tenha esse documento contendo informações mais detalhadas.

Quer saber mais?


Veja nosso vídeo no YouTube sobre Termo de Entrega e Recebimento

Acesse nossas redes sociais e canal do YouTube

www.mamoconsultoria.com www.instagram.com/mamoconsultoriawww.facebook.com/mamoconsultoria Canal do YouTube